sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A perda.


...

Saí da sala do ultrassom direto para o consultório da GO. Ela me explicou que "eu estava na estatística, que 1 em cada 5 mulheres perdem na primeira gestação", que "meus exames estavam normais" e que "simplesmente aconteceu". 

Explicou também que ela achava melhor deixar que o saco gestacional saísse naturalmente ao invés de curetar. Isso por que o procedimento da curetagem seria muito traumático para um útero que ainda quer gestar. Quanto mais natural, melhor.

"- Você vai sentir uma cólica e vai expelir. Toma o vidrinho ara colher o material.Acontecerá em no máximo 2 semanas."

E lá fui eu, andando para cima e para baixo com o vidrinho na bolsa e o coração destruído.

Ah, nesse momento da perda, resolvi falar para nossos familiares mais próximos. Eles nem sabiam que eu estava grávida e foi meio estranho.

Passaram as 2 semanas. Eu estava bem..sem sangramento e sem febre.. mas os sintomas de grávida continuavam e isso era cru-el.

A médica decidiu esperar mais uma semana. Nada.

1 mês depois sem expelir (eu continuava bem, mas com os sintomas gestacionais), ela me deu o deadline:

"- Hoje é 5a feira. Se você não expelir neste fim de semana, na 2a você interna para fazer a retirada por sucção/ vácuo, menos traumática para o útero."

Entrei em parafuso. Orei muito e pedi a Deus para que eu pudesse expelir tudo, sem intervenção artificial.

Eis que na madrugada de 5a para 6a feira, começo a sentir dores e um discreto sangramento.

Eu sabia que ia sentir cólicas. Só não sabia que teria um parto normal de um ovo cego.

 O filme de terror, digo, as cólicas aumentaram e seus espaçamentos diminuíam vertiginosamente. Eu gritava de dor, me contorcia, vomitei, desmaiei. 

Era tanta dor que eu clamei por uma curetagem. Já era tarde.

Lá pelas 17:00 eu já tinha perdido a minha dignidade humana, quando fui ao vaso sanitário e ... saiu.

Não, vi, não coloquei no vidrinho. 

O que se seguiu foi um grande alívio e um grande sangramento que ainda durou 15 dias.

....

Foram 06 semanas entre descobrir que estava grávida e expelir o saco gestacional. 5 consultas médicas, 7 USG transvaginal, 12 horas de dor física.

3 meses depois a dor emocional ainda persiste.

Com amor,

And.


2 comentários:

  1. Meu Deus, And! Que sofrimento, flor. DOis na verdade, o da perda e o que seu médico lhe causou e me perdoe falar assim...a ponto de vc desmaiar, ninguém merece isso! Eu passei por duas curetagens :( Mais tranquilo pelo fato de não sentir dor, mas a dor no peito sei bem como é. Peço a Deus que cicatrize suas feridas e que te erga e te encha de fé. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Acabei de passar por isso..não estava tentando engravidar mas aconteceu..levei um susto mas me acostumei mto rápido com a ideia de ser mãe..e foi um sentimento maravilhoso, uma expectativa enorme, planos e mais planos...comecei a sentir umas cólicas fracas..que em 2 dias começaram a aumentar..fiquei preocupada e resolvi adiantar a ultrassom (ainda nao tinha feito nenhum pois soube naquela semana que estava gravida)..fui com o coração na mão mas na ctza que eu ia ver meu bb naquela telinha e ia estar td bem..mas não...como foi frustante nao ver nada naquele saco gestacional e não ter nenhuma resposta de ninguém..a não ser..aguardar o beta e refazer a ultra..mas antes mesmo de refazer os exames tive o temido sangramento.chorei mtoo e sofri mtooo..e continuo pois a cólica é insuportável e a dor no coração também..não gostaria de ver ninguém passar por isso..mas é bom dividir as dores com quem entende...infelizmente sou aquela 1 das 5 que engravidam que vão passar por essa dor..bjooo a todas e que Deus traga nossas bençãos..

    ResponderExcluir

Pode comentar, mas seja gentil: mães são carentes! :)